O araçari-de-bico-branco mede cerca de 43cm. de comprimento.
Habita a copa de florestas altas de terra firme, várzeas e igapós, tanto no interior como nas bordas. Vive normalmente em grupos com cerca de 10 indivíduos ou mais, voando em fila indiana através de clareiras na floresta.
Toda a Amazônia brasileira, Nordeste, Leste e Sul do País, até Santa Catarina. Encontrado também nas Guianas e Venezuela.
Antigamente era comum na faixa costeira (Rio de Janeiro, etc.), porém hoje está extinto na maioria destes locais. Permanece comum na Amazônia.
O araçari-de-bico-de-marfim mede de 36 a 45 centímetros.
Ocupa biótopos(meios físicos onde vivem os seres vivos de um ecossistema - plantas, animais, microorganismos) semelhantes ao do araçari-de-pescoço-vermelho(Pteroglossus bitorquatus), tendo os mesmos hábitos e comportamentos, e por vezes, seguindo bandos mistos.
Típico da Amazônia Ocidental.
O araçari-banana mede 35 centímetros.
Habita a copa de florestas altas em regiões montanhosas. Vive em bandos pequenos, geralmente em torno de seis ou sete indivíduos.
Presente desde Pernambuco e do Espírito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina e no leste do Paraguai.
O araçari-mulato mede cerca de 42cm de comprimento. O nome do gênero em latim Pteroglossus, significa lingua emplumada, fazendo referência à morfologia típica da língua dessa ave que, à semelhança de outros Ramphastidae, possui pequenas protuberâncias em franjas dos lados.
É localmente comum na copa de florestas altas de terra firme, tanto no interior como nas bordas, bem como em florestas de galeria. Vive aos pares ou em grupos.
Presente na Amazônia brasileira ao sul dos rios Solimões e Madeira (Amazonas) e nos altos cursos dos rios Tapajós e Xingu (Mato Grosso). Encontrado também na Bolívia, Peru e Colômbia, na fronteira com o Brasil.
O araçari-de-pescoço-vermelho mede 36 centímetros.
Ocupa matas de galeria, matas de várzea, matas de terra-firme, matas secundárias e áreas tomadas de bambu. Desloca-se pelos estratos alto e médio em pares ou em grupos de 5 ou 6 indivíduos.
Ocorre no Sudeste da Amazônia.
O araçari-castanho mede 43 cm de comprimento. Possui o peito amarelo, recortado por uma faixa horizontal e contrastante, vermelha.
Costuma beber e tomar banho nas bromélias no alto das árvores, que ficam cheias durante as chuvas. É a espécie mais conhecida dos araçaris do Brasil central e oriental.Habita a Mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres e tucanos, e ao longo de rios margeados por mata de galeria. Frequenta ainda matas de várzea e de terra firme, buritizais, cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras e plantações.
Sua distribuição está restrita à região Neotropical, distribuindo-se do México à Argentina (Sick, 1984), ocorrendo na Colômbia, Bolívia, Argentina, e, no Brasil, nos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul.
O araçari-miudinho-de-bico-riscado mede cerca de 33cm. de comprimento. O macho apresenta a cabeça, pescoço e garganta preto-brilhantes, os quais são castanhos na fêmea.
Comum na copa de florestas altas de terra firme, tanto em seu interior quanto nas bordas, várzeas, florestas de galeria, capoeiras e clareiras.
Presente principalmente no Brasil, na maior parte da Amazônia e nos estados de Pernambuco e Alagoas. Encontrado também na Bolívia e Colômbia.